1957 First Modern Art Exhibition in Portugal – Calouste Gulbenkian Foundation

Oficial Website here.

Explore the exhibition here.

Leonor Oliveira
Nuno Correia
Bárbara Teixeira
Rui Nóbrega
Carlos Nobre
Raquel Henriques da Silva

Este projecto insere-se no programa de trabalhos do estudo«Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal» (PTDC/EAT-MUS/101463/2008), coordenado por Raquel Henriques da Silva e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), correspondendo, simultaneamente, à investigação de Doutoramento de Leonor de Oliveira, também apoiada pela FCT, que está a ser desenvolvida sobre o tema: «Fundação Calouste Gulbenkian: estratégias de apoio e internacionalização da arte portuguesa, 1957-1969».

A Fundação Calouste Gulbenkian, organizadora da I Exposição de Artes Plásticas (I EAP), foi parceira fundamental neste projecto, autorizando a utilização dos registos fotográficos da exposição que serviram de base a este trabalho e permitindo o acesso a toda a documentação relativa à exposição.

Da recolha documental e de informação sobre a I EAP, passou-se para o objectivo principal deste projecto, a constituição de uma ferramente online que proporcionasse o acesso quer aos espaços da exposição, quer aos dados sobre a sua organização e sobre os artistas e obras nela participantes. Todo o trabalho de programação e design deste sistema multimédia foi desenvolvido pela equipa do Centro de Investigação em Informática e Tecnologias da Informação (CITI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, composta por Nuno Correia, Rui Nóbrega, Carlos Nobre e Bárbara Teixeira.

O estudo «Fontes?» visa globalmente criar instrumentos disponíveis online que proporcionem acesso a informação relativa aos museus de arte portugueses. As exposições constituem uma das principais actividades dos museus, tornando públicos novos artistas e correntes e actualizando a pesquisa em torno da História da Arte. São, portanto, instrumentos fundamentais para analisar quer o panorama museológico e institucional, quer o panorama artístico.

Sendo a I Exposição de Artes Plásticas um momento determinante para a actividade da FCG na área das artes plásticas e para uma perspectiva sobre a produção artística dos finais dos anos 50 e início dos anos 60, seleccionou-se este evento como objecto de uma experiência inédita na reconstituição virtual e na criação de uma base de dados sobre acontecimento expositivo.

Publications

Rui Nóbrega, Nuno Correia, Carlos Nobre, Ana Bárbara Teixeira, Leonor Oliveira, and Raquel Henriques Da Silva. 2012. Navigation in past museum exhibitions using multimedia archives. In Proceedings of the International Working Conference on Advanced Visual Interfaces (AVI ’12), Genny Tortora, Stefano Levialdi, and Maurizio Tucci (Eds.). ACM, New York, NY, USA, 778-779. DOI=10.1145/2254556.2254710http://doi.acm.org/10.1145/2254556.2254710

Comments are closed.